Devocionais: Afim de que


No texto a seguir a gente vê o coração dos discípulos presos apenas pelo acontecimento, pela situação, pelo fato. Se há uma coisa inegável são os fatos, concordo, mas é preciso saber crer apesar deles, só assim poderemos viver  e ver algo novo. Não é ser negacionista, positivista, ao contrário: é ter fé.

"E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?" João 9:2 

Os discípulos ficam frente a frente com o problema e querem saber quem provocou o dano, porque surgira aquela falta, por qual seria motivo? A mãe? O Pai? Abandono? Pecado? Trauma passado? 

Jesus está ali ouvindo-os, e logo em seguida ele os interpõe:

"Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus." Jo 9:3

O que Jesus disse foi: aconteceu, foi assim, este é o fato, mas há uma verdade acima dos fatos, até mesmo sobre àqueles que são incontestáveis, algo que está acima da escuridão, do medo, das questões, do logicismo absoluto. Então a pergunta não é quem, seria melhor usar: afim de que? 

"Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas Eu os guiarei; tornarei as mais densas trevas em luz diante deles e farei retos os lugares acidentados. Eis apenas algumas das transformações que realizarei. Eu jamais os desampararei". Is 42:7

Não foi o pai, nem a mãe, simplesmente aconteceu, mas no lugar da escuridão, ouve luz! Tudo isso para se manifestar as obras de Deus. 


Não não é culpa de quem... melhor perguntar: afim de que? 

Comentários

Postagens mais visitadas