Devocionais: Jesus viu

Jesus estava em Jerusalém por ocasião da Festa das Cabanas, caminhava pelos pátios, ruas da cidade, visitava com frequência ao templo, de onde teve que empreender em fuga diante da fúria religiosa dos fariseus que queriam apedreja-lo. E, caminhando pela cidade viu um cego, e não era um cego acometido por uma enfermidade, era alguém que nunca enxergara, havia nascido assim, na escuridão completa. 

"E passando Jesus, viu um homem cego de nascença" Jo 9:1 

Jesus amou-o com amor misericordioso, do tipo que não espera o outro pedir para fazer algo, vai fazendo,  lança-se, não só com palavras, move-se em gestos e interpreta-se à partir cuidado. Todos ali, inclusive os discípulos, querem discutir a origem daquele mal sobre a história do cidadão israelita. Mas para Jesus não tem a menor relevância. Enquanto estão buscando explicação, o mestre vai operando o inusitado, fazendo o que veio para fazer, "dar vista", produzir clareza no nosso chão escuro. O Cristo está ali para fazer o bem, logo passa saliva na terra, faz lodo e joga nos olhos do rapaz, até então nada diferente, era Jesus curando alguém, dias antes havia rabiscado o chão ante uma multidão de religiosos que queriam matar uma mulher indefesa, agora, usa o mesmo chão empoeirado para dar "tempero"ao milagre, suja o rosto, mas limpa a alma que está em trevas sem fim, assim fazendo, manda-o lavar-se no tanque de Siloé, que significa literalmente (enviado), o cego vai, acatando sem ver, sem perceber o rosto de quem pedira e fizera tal coisa, mas foi, mesmo ante ao grito da especulação natural de quem estava por perto, ali, lavou-se e voltou vendo com alegria triunfante. 

Há gente, que só enxerga com olhos, o cego enxergou quando ouviu, creu e seguiu. O milagre é a reposta do que confiou no caminho. 


Paz e bem!

Comentários

Postagens mais visitadas